2as Sem Carne

Dia Mundial Sem Carne

Dia Mundial Sem Carne

No dia 20 de Março, o Movimento 2as sem Carne alerta  

Consumo excessivo de carne é devastador para a saúde das pessoas, do planeta e dos animais

Esta quinta-feira, dia 20 de Março, é o Dia Mundial sem Carne. O objectivo neste dia é sensibilizar a população mundial para os benefícios de uma dieta baseada em vegetais, cereais, leguminosas e frutas. Por todo o mundo ONG's, movimentos, celebridades e anónimos vão celebrar este dia das mais diversas formas. Por exemplo, os activistas da ONG Americana FARM (Farm Animal Rights Movement) vão distribuir amostras de petiscos veganos, em várias comunidades americanas, um pouco por todo o país.

Em Espanha activistas da ONG Igualdade Animal, chocam os transeuntes, ao estarem embalados dentro de couvettes gigantes, como a carne que vemos à venda nas superfícies comerciais. Na Índia, a PETA (Pessoas pelo Tratamento Ético dos Animais), organizou uma manifestação para este dia em Bangalore. Vestidos como presidiários, os activistas protestam contra as condições desumanas em que os animais são transportados.

 

Por cá, o Movimento 2as Sem carne tem efectuado diversos contactos com entidades oficiais, nomeadamente a Assembleia da República e Ministério da Defesa, para adoptar um dia por semana sem carne ou peixe. Cada vez mais portugueses estão a adaptar uma dieta rica em vegetais e alimentos como a soja e tofu, outrora ingredientes considerados "bizarros", que só se encontravam em lojas da especialidade. A imprensa portuguesa também divulga cada vez mais receitas vegetarianas. A Revista Maria esta 5ª feira aconselha os seus leitores a adoptarem alguns petiscos tradicionais portugueses, em versão vegetariana.

Para compreendermos o impacto que a produção intensiva de carne tem no planeta, é importante referir alguns números que constam em relatórios de Entidades como a FAO (Food and Agriculture Organization of the United Nations):

- São criados de forma intensiva 20 biliões de frangos por todo o planeta. As vacas estão contabilizadas em 1,4 biliões e existem cerca de 1 bilião de ovelhas por todo o mundo.

- 2.5 biliões de cereais são produzidos por ano. Atualmente, mais de 40% da produção anual de trigo, centeio, aveia e milho é usada para alimentação animal. Um terço dos 14 milhões de hectares de terras cultivadas do mundo é usado para alimentar o gado.

- 147 kg de comida é o que é produzido para consumo humano anualmente. No entanto existem 840 milhões de pessoas no planeta, que sofrem de subnutrição.

- De acordo com a Friends of The Earth (Amigos da Terra), são necessários 15.500 litros de água para produzir um quilo de carne  bovina. Com a mesma quantidade de água, é possível produzir 12 quilos de trigo ou 118 quilos de cenouras. 

- 70% da água mundial é usada para a agricultura. 

No dia mundial sem carne, seja a mudança que quer ver no mundo, divulgue esta mensagem. Pela sua saúde, pelos animais e pelo planeta.

 Fontes:

- FAO 

- TVI 24 



Está em... Home Artigos Dia Mundial Sem Carne