2as Sem Carne

A organização nutricional internacional FAO publicou um relatório com mais de 400 página, abordando a temática da ligação entre a pecuária e as alterações climáticas. Os formatos de imprensa da UNO acerca deste relatório e a ligação para o estudo completo em formato pdf podem ser encontrados aqui: “Pecuária: uma grande ameaça para o ambiente” (em inglês).

A mensagem central do comunicado de imprensa é a seguinte:

De acordo com o novo relatório publicado pela FAO, o sector da pecuária gera mais emissões de gases de efeito - estufa, medidos em equivalente de CO2 - 18 por cento – do que o sector dos transportes. É também uma fonte grande de degradação dos solos e da água.

Numa recente entrevista a presidente do Painel Intergovernamental para as Alterações Climáticas (IPCC) Rajendra Pachauri foiquestionawas asked: "O que é que pessoalmente faz para contribuir para a protecção climática?" Ele respondeu: “estou a tentar viver de forma modesta e evitar desperdício. Para além disso tornei-me vegetariano, porque a produção de apenas um quilograma de carne liberta uma série de quilogramas de CO2 para atmosfera.

Fonte: Migros-Magazin Nr. 38, Setembro de 2007