2as Sem Carne

Sopa de Cogumelos e tostas ricas

Sopa de Cogumelos e tostas ricas (receita adaptada - Jamie Oliver 15 minute meals)

Ingredientes para 2:

A adaptação foi usar ingredientes aproximados ao da receita original (o que havia no frigorífico) mas como o resultado foi bom, publicamos a nossa versão.

Azeite, sal e pimenta

2 cebolas

4 dentes de alho

coentros picados e tomilho

1 cubo de caldo de legumes

Cogumelos (reuni umas 3 mãos cheias de uma mistura de Shiitake, brancos ou champignons e portobelos)

100gr arroz tipo basmati (deve cozer rápido +/- 10 min)

1 limão

2 pães tipo chapata ou fatias baixas

um fio de natas (usei de aveia)

1 maçã 

50gr nozes

parmesão (se desejar)

Preparação:

Dica do mestre: Uma chaleira com água a verver, o forno a aquecer e todos os ingredientes em cima da bancada. Um tacho para a sopa e uma frigideira anti-aderente. Cogumelos limpos (separe os pés), cebola e alhos descascados.

Cortar a cebola em cubinhos e refogar em azeite (2 colheres sopa). Juntar o tomilho.  Corte todos os pés dos cogumelos e junte ao tacho. Mexer. junte o arroz e depois de deixar 2 min deite 1 litro de água a ferver .

Coza po 10 ou 14 min depende do arroz que usar.

Na frigideira quente coloque os cogumelos sem azeite (vire para torrar do outro lado) reserve, use a mesma frigideira para tostar o pão dos dois lados.

Reserve 3 cogumelos para cada tosta (2 tostas por pessoa devem chegar), os restantes corte em pedaços (deixe 4 para decorar) e deite na panela.

Num tabuleiro de ir ao forno , regue com fios de azeite. Esmague o alho e esfregue no pão quente (deixei pedaços de alho pequenos). Disponha o pão no tabuleiro e deite no pão umas gotas de azeite, coloque os cogumelos, as nozes, sal e pimenta.

Descasque a maçã e corte em fatias muito finas. Deite meio limão por cima. Juntei agora os coentros picados, sal e pimenta. Se quizer respeitar a receita a maçã não vai ao forno. Na minha versão foi. Deitei o preparado de maçã por cima dos cogumelos, uns pozinhos de parmesão e foi ao forno por 10 min.

A Sopa já está pronta nesta altura. Triturar muito bem, mantenha a água quente, bem quente para juntar se ficar muito grossa.

Sirva duas boas conchas num prato, um fio de natas e uns pedacinhos de cogumelos para decorar.

Ao lado (já ficaram prontas as tostas) sirva 2 tostas ricas para acompanhar. Vai muito bem com vinho tinto.

É uma entrada muito generosa ou um almoço (para nós foi um almoço delicioso).

Boas experiências!  

Está em... Home Receitas Entradas Sopa de Cogumelos e tostas ricas