2as Sem Carne

Guacamole

Guacamole

Ingredientes (2-4 pessoas)

2 Abacates médios, maduros mas firmes
1/2 Cebola 
1/2 Malagueta Vermelha
Sumo de meio Limão
Sal Marinho
Pimenta Preta moída na hora
Coentros

Preparação

Cortar os abacates ao meio e retirar o caroço.
Com uma colher tirar a polpa, colocar numa taça e esmagar com um garfo.
Picar a cebola, a malagueta e os coentros num processador de comida.
Juntar ao abacate e misturar com o garfo, continuando a esmagar.
Acrescentar o sumo de limão, os coentros e temperar com sal e pimenta.
Misturar e verificar os temperos.

Notas da autora:

Aconselho a começar com esta receita, depois podem ir acrescentando mais cebola, malagueta e temperos ao vosso gosto até descobrir a vossa fórmula perfeita. Se quiserem usar tomate devem misturar só na altura de servir.

Este maravilhoso dip tem origens tão antigas como os próprios Mayas e diz-se que a verdadeira receita indígena era enriquecida com cacau puro! Hoje há várias formas de o fazer, uns usam tomate, outros não, e há até quem goste de acrescentar natas ou requeijão, mas eu gosto assim, simples e verdinho, um verdadeiro puré de Abacate bem temperado!

Cá por casa vai bem com tudo, no pão, com tostas de milho frito (descobri finalmente umas de produção biológica e só com farinha e óleo), como maionese (têm de experimentar com os Hambúrgueres de Aveia e Noz...), e chega a ser muitas vezes um delicioso e leve jantar de Verão. É sem dúvida a melhor forma de aproveitar todas as super-propriedades do Abacate, muito rico em óleos saudáveis, ferro, magnésio, vitaminas C, E e B6 e de todas as frutas é a que possui mais proteínas e vitamina A. Só coisas boas! Para escolher, dêem preferência aos de cultivo local (é difícil, eu sei, mas de vez em quando lá vão aparecendo), e devem estar com a casca verde bem escura, firmes mas cedendo um pouco ao toque.

Esta e outras receitas em Le Passe Vite

Está em... Home Receitas Entradas Guacamole