2as Sem Carne

Sushi de courgette e abacate

Sushi de courgette e abacate

Ingredientes: 2 pessoas
125 grs de arroz do mundo oriente sushi 
1/2 courgette crua
1/2 abacate
sal, limão q.b.
salsa frisada q.b.
Sementes de sesamo pretas
1 iogurte natural
1 fio de azeite
pimenta
1 colher de café de mostarda Dijon velha
sementes de mostarda pretas q.b.

O primeiro passo é começar por lavar o arroz, caso compre o arroz da oriente na embalagem tem a explicação como fazer. Primeiro lava-se o arroz com água corrente várias vezes e de seguida deixa-se o arroz a escorrer num coador durante 40 min.
 
Depois é só levar ao lume numa panela com água a ferver, deixar evaporar um pouco a água, colocar a tampa no tacho e cozer o arroz em lume brando durante uns 5 minutos (cuidado em não deixar pegar ao fundo do tacho) depois de cozido retirar do lume e deixar arrefecer por completo.
 
Cortar as pontas à courgette, lavar muito bem a casca e com ajuda de um descascador de batatas cortar pequenas fatias da courgette e levar a grelhar (eu usei um grelhador normal de ir ao lume), ter cuidado para que não grelhe em demasia para que as fatias da courgette não se desfaçam.
 
Enquanto o arroz e a courgette arrefecem, pode começar a preparar o abacate. Numa pequena tigela colocar os pedaços de abacate e com ajuda de um garfo esmagar muito bem, adicionar o sal, o sumo de meio limão e por fim as folhas da salsa frescas picadas.

Pode então começar a montar o sushi, como na imagem. Primeiro o arroz, de seguida abacate e por fim enrolar tudo com cuidado. Por cima pode colocar umas sementes de sésamo pretas, que ficam sempre bem e dá um toque muito oriental :)

Para o molho usei um iogurte natural, 1 fio de azeite, uma colher de mostarda dijon velha com grão, sal, pimenta a gosto e por fim uns grãos de mostarda de grão pretas.
 
... uma versão vegetariana e muito fresca, espero que gostem porque com este tempo tão bom só apetece mesmo coisas frescas.
 
Uma sugestão Marmita
Está em... Home Receitas Pratos Sushi de courgette e abacate