2as Sem Carne

Risoto de castanhas assadas e alecrim

Risoto de castanhas assadas e alecrim

Ingredientes: 4 pessoas

150g de castanhas
200g de arroz para risoto
1litro de água com caldo de legumes
sal, pimenta rosa
65 ml de vinho rosé
1/2 cebola
1 alho
1 fio de azeite
1 colher de sopa de manteiga líquida
3 ramos de alecrim
parmesão q.b.

Preparação:

Coloque as castanhas num tabuleiro próprio para forno e assar normalmente, com o golpe na casca, uma pitada de sal e as folhas de alecrim.
Numa panela. aqueça a água com o caldo vegetal, uns grãos de pimenta rosa, sal e umas folhinhas de alecrim até levantar fervura. Retire do lume e reserve a panela tapada.

Depois das assadas, descasque as castanhas e pique, com meia cebola, numa picadora ou robot fr cozinha. Não desfaça completamente as castanhas, pois sabe muito bem encontrar uns pedaçinhos no meio do risoto.

Noutra panela, coloque um fio de azeite, o alho picado e deixe alourar. Adicionar metade do preparado das castanhas, a cebola e mais um fio de azeite, se necessário. Sem deixar de mexer, junte o arroz. Salteie um minuto e adicione o vinho, deixando evaporar o álcool. Deite uma concha de caldo e mexa. um pouco. Deixe evaporar a água e junte outra concha de caldo, assim sucessivamente até o arroz estar cozido e bastante cremoso. A meio, adicione o resto das castanhas, sem parar de mexer. Para que fique ainda mais cremoso, no fim adicione a manteiga e loo de seguida o queijo ralado. Sirva de imediato, juntando mais umas lascas de queijo em cada prato.

Para ajudar à cremosidade depois do lume apagado e o risoto cozido, adicionar a colher de sopa da manteiga, logo de seguida ralar o queijo e servir de imediato com mais umas lascas de queijo em cada prato.

Uma receita da Marmita para experimentar!

Está em... Home Receitas Pratos Risoto de castanhas assadas e alecrim