2as Sem Carne

Rolo de tofu com recheio de figos secos e redução de vinho do Porto

Ingredientes: 

Para o rolo 

- 200g de tofu 
- 80g de azeitonas pretas descaroçadas 
- 150g de pão ralado
- 100g de queijo ricota (opcional) 
- 50g de amêndoa laminada 
- 1 cebola 
- 1 dente de alho 
- molho de soja (a gosto) 
- mel (1 colher de sobremesa) 


Para o recheio 
- 100g de figos secos 
- 65g de amêndoa laminada 
- 20ml de vinagre balsâmico 

Preparação: 

Junte todos os ingredientes necessários para o rolo exceto o mel e bata-os num robô de cozinha ou com a varinha mágica até formar uma pasta fácil de moldar. Se estiver muito seca, junte um pouco de água ou vinho do Porto; se estiver muito mole, adicione mais pão ralado. Reserve. 

Em seguida, prepare o recheio: bata os figos secos com a amêndoa laminada e adicione o vinagre balsâmico. Se necessário, acrescente um pouco de vinho do Porto para ajudar a desfazer os figos. 

Disponha metade da pasta de tofu num tabuleiro de ir ao forno forrado com uma folha de alumínio ou papel vegetal. Coloque o recheio de figos no meio (o recheio
deve equivaler a 1/3 da massa) e cubra com a restante pasta. 
Molde a pasta em forma de rolo e salpique com pão ralado. Dissolva uma colher de sobremesa de mel em 25cl de água e pincele o rolo com este preparado. 
Leve a forno previamente aquecido a 200º durante 20 minutos ou até estar dourado. 

Entretanto, prepare a redução de vinho do Porto. Pique a cebola e o alho e refogue num pouco de azeite. Adicione a canela, os vinhos e alguns figos secos (6 a 8). Mexa em lume brando até reduzir o líquido para cerca de metade da quantidade inicial. 

Quando retirar o rolo do forno, pincele-o novamente com a mistura de água e mel, para dar brilho. Sirva com a redução de vinho do Porto. 

Uma boa receita para o próximo fim-de-semana, sugerida pela amiga do movimento Lúcia Mascarenhas, vencedora do primeiro prémio no passatempo de Receitas de Natal Vegetarianas Veganas 2013.