2as Sem Carne

Boleima de pera

Boleima de pera

Ingredientes:
500g de farinha de trigo
1 colher de sopa de fermento em pó (se a farinha tiver fermento não é preciso juntar mais)
1 pitada de sal
200 ml de leite vegetal morno
200 ml de azeite
4 ou 5 peras rocha laminadas
açúcar amarelo q.b.
canela q.b.

Preparação:
Junta o fermento à farinha e mexe. Faz um buraco de lado e coloca o sal. Deita o leite vegetal morno por cima do sal para o dissolver e mexe novamente. Junta o azeite e amassa bem, até a massa  estar homogénea e soltar-se bem das mãos. Divide a massa em duas bolas. Estende  uma das bolas com o rolo da massa e coloca-a no fundo de um tabuleiro retangular de vidro ou barro. Dispõe as fatias de pera ao longo da massa até a cobrir. Em seguida polvilha com açúcar e canela. Estende a outra bola de massa e coloca-a por cima das fatias de pera. Polvilha novamente com açúcar e canela. Vai ao forno, a 180ºC, durante cerca de 45 minutos (até a massa estar bem cozida). Depois é só esperar que arrefeça e cortar em quadrados.
Esta receita rende 2 tabuleiros de barro. Os tabuleiros não precisam  ser untados previamente, porque a massa como leva azeite não se cola ao fundo.

Receita tradicional de Marvão e Castelo de Vide, baseada na receita da avó da autora Patrícia Garção, vencedora em 1º lugar no concurso de doçaria vegana, no Veganário Fest 2013

Receita partilhada pelo Centro Vegetariano

Está em... Home Receitas Sobremesas Boleima de pera